Marketing é a mensagem que você tenta transmitir. O branding da marca é sua identidade.
Há algum tempo atrás, o posicionamento de marca só entrava no mundo do marketing quando estudado nos 4 Ps (preço, praça, produto e promoção). Agora, esse conceito evoluiu e carrega consigo uma importância enorme em relação ao potencial de uma marca e como ela é vista pelos consumidores, trazendo mais valores e deixando de ser apenas um elemento.
Com a alta competitividade do mercado, o objetivo de qualquer marca é, primeiramente, conquistar o cliente, criar um relacionamento com ele e fidelizá-lo. Por causa da grande facilidade de se informar e ter acesso a uma quantidade enorme de produtos, se o consumidor não tiver ligação com nenhuma marca, ele pode simplesmente substituir sua preferência de compra com muita facilidade.
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Qual é o papel do branding?
A partir disso, o branding atua como a alma do negócio, ou seja, trata-se de uma estratégia de atração de vendas que cria uma essência, uma personalidade para a marca, fazendo com que ela possa ser rapidamente reconhecida pelos consumidores e tenha seu lugar de destaque quanto aos concorrentes.
Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, representam a decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.
Seth Godin
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O branding, então, age para criar uma imagem que fica na cabeça dos consumidores, atraindo clientes que se identificam com ela.
Assim, branding é a própria cultura, a mensagem que permeia e governa todo o processo de um negócio. Ele vem antes do marketing, mas permanece mesmo depois que a venda tenha sido realizada.
E qual a finalidade do marketing?
Por sua vez, marketing é o conjunto de processos e ferramentas que promovem o seu negócio. Isso inclui SEO, mídias sociais, links patrocinados, buscas locais, métodos e ferramentas promocionais tradicionais.
Ou seja, trata-se de uma ferramenta de vendas por meio da conscientização sobre o produto, conquista de novos clientes e alcance de metas importantes de vendas.
Marcas autênticas não surgem de campanhas de marketing ou agências de publicidade. Eles emanam de tudo o que a empresa faz.
Howard Schultz
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Quando você cria uma estratégia de branding, você está aumentando a credibilidade da empresa e criando valor para a marca. Quando você faz marketing, por outro lado, está gerando demanda e promovendo seus serviços e produtos.
Pode-se dizer, então, que o branding é o núcleo da estratégia de marketing de uma empresa. O branding é um esforço contínuo acerca dos valores e da personalidade da marca, que são expostos na criação de uma estratégia de marketing.
Assim, para vender, branding e marketing andam lado a lado: é a essência da marca levada em consideração na hora de anunciar o que ela oferece.
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