SEO: o que é e como ele pode beneficiar o seu negócio?

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Entenda o que significa esta sigla e saiba porque ela pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre SEO, porém, com certeza, algum dia já desejou que a sua empresa fosse a primeira a aparecer nos resultados de busca do Google. Acertamos? Então, isso é sinal de que você precisa saber o que significa esta sigla e, principalmente, que deve implantar essa técnica em seu negócio. 

SEO significa Search Engine Optimization, no bom e velho português: otimização para mecanismos de busca. Em outras palavras, ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que são aplicadas em sites, blogs e páginas em geral, para gerar tráfego e posicioná-las nas primeiras posições dos resultados de busca orgânica do Google. 

Se a sua empresa ainda não utiliza as técnicas de SEO, com certeza você precisa começar a implantá-las em seu site e páginas da internet. Afinal, segundo o Search Engine Journal, 60% dos cliques se concentram nos três primeiros sites que aparecem como resultado em uma pesquisa do Google. 

Sabe o que isso significa? Que se a sua empresa não estiver entre essas três “melhores colocadas”, é muito provável que ela passará despercebida pelas pessoas que buscam pelos seus serviços e produtos na web. 

Veja também: Entenda as etapas do Inbound Marketing

Aliás, se a sua empresa não for a primeira colocada nas buscas orgânicas, as chances de o seu conteúdo não ter muita visibilidade são grandes, afinal mais de 34% dos cliques costumam ser direcionados para a página que estiver melhor posicionada no ranking, segundo dados do Hubspot. 

Como melhorar o posicionamento da sua empresa utilizando o SEO 

Como você já deve ter percebido, o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca do Google funciona quase como um podium: quem atende melhor as técnicas de SEO, não só conquista as posições mais elevadas, como garante mais visibilidade. 

Leia também: Como ter um bom site e destacar sua empresa nos mecanismos de busca

Para garantir esta posição de destaque é preciso ficar atento a uma série de critérios, que devem atender tanto às expectativas dos usuários que irão acessar o seu site quanto dos robôs do Google. 

Esses critérios são definidos pelos algoritmo responsáveis por rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web. Além disso, eles desempenham um papel fundamental no que chamamos de “experiência do usuário”

Isso porque, ao mesmo tempo que os algoritmos dão mais visibilidade para os melhores conteúdos, eles também ajudam a eliminar ou rebaixar páginas que possuem informações maliciosas ou de baixa qualidade. É por isso que o grande segredo para ter uma página bem posicionada no Google é focar tanto nos robôs, quanto nas pessoas reais que vão buscar e consumir os seus conteúdos. 

Mas, afinal, quais são as técnicas escondidas por trás do SEO que podem ajudar a sua empresa a conquistar as tão sonhadas primeiras páginas dos sites de buscas? 

A seguir, vamos destacar algumas das mais relevantes, lembrando somente que não necessariamente o site de busca em questão precisa ser o Google, embora este seja o maior buscador do mundo, com uma média de 1,2 trilhões de pesquisas por ano, segundo o Internet Live Stats

Fatores de rankeamento 

O que algumas pesquisas revelam é que, todos os anos, os algoritmos do Google são alterados de 500 a 600 vezes e nem mesmo os maiores especialistas no assunto conhecem absolutamente todos os critérios levados em consideração para o ranqueamento dos conteúdos. 

Ainda assim, existem alguns fatores que são conhecidos e essenciais para colocar a sua página entre as primeiras colocadas nos resultados de busca. Esses fatores se dividem em dois grupos: on page e off page

On page 

Para aplicar os fatores on page, ou seja, que estão inseridos dentro da página, é preciso, antes de mais nada fazer, um estudo de palavras-chaves. Esse passo é essencial para garantir que o seu conteúdo terá relevância e um bom fluxo de pesquisas. 

Com a palavra-chave definida, o próximo passo é implantá-la na página, aplicando-a ao longo de todo o conteúdo, no título e meta descrição, URL, imagens, subtítulos e rich snippets

Assim, os robôs do Google conseguirão entender o que a sua página está oferecendo e irão indexá-la corretamente. Além disso, eles definirão a qualidade do conteúdo que a sua página está apresentando.

Off page

Enquanto os fatores on page são referentes aos elementos internos da página, os fatores off page são exteriores e ajudam o Google a identificar que aquele é um conteúdo de referência. Para isso, é realizado um trabalho de backlink, em que um conteúdo interno ou externo ao seu site direciona o leitor à sua página em questão, por meio de links. 

Entre os elementos determinantes para os fatores off page, destacam-se a quantidade, diversidade e contexto dos backlinks, bem como as menções, sinais sociais e buscas diretas pelo seu conteúdo. Por meio desses fatores, o Google consegue analisar a qualidade do que você está entregando e, mais do que isso, identificar o seu nível de autoridade perante as outras páginas concorrentes no ranqueamento. 

Quer entender melhor o que é SEO e implantar todas as técnicas para posicionar o seu conteúdo entre os primeiros colocados no ranqueamento do Google? Entre em contato conosco e agende um horário com um de nossos especialistas!

Atualizado em 15 de outubro de 2020

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