Como montar um briefing e garantir a melhor comunicação entre empresa e agência

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Entenda o que é briefing e como evitar erros comuns na elaboração desse documento

O briefing é um documento importantíssimo para alinhar as demandas da empresa e como elas serão passadas para o time de criação da agência. Esse documento destaca informações como objetivo, orçamento, prazo e público de um determinado projeto e serve como guia para a equipe de produção.

Montar um briefing de qualidade é o primeiro passo para garantir a entrega de um serviço de qualidade e que, principalmente, atenda às expectativas da empresa.

Um resultado certeiro e alinhado só é possível quando todas as ideias do cliente foram devidamente captadas.

Veja também: Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio

Confira a seguir dicas de como montar um briefing junto com a agência de marketing e garantir um bom resultado no projeto.

Foque nos objetivos

Cada planejamento deve começar com o questionamento do que se quer atingir e onde se quer chegar. Por isso, o briefing deve conter uma breve descrição sobre os objetivos que se deseja alcançar com a estratégia, como por exemplo divulgar um produto, impulsionar vendas ou lançar a marca no mercado. 

Seja breve e objetivo

Um briefing muito grande pode se tornar muito cansativo e incluir informações que não são relevantes para o projeto. Selecione as informações mais importantes para que o documento não fique disperso demais.

Veja também: O que é brainstorm e como usá-lo a favor da sua marca

Inclua informações relevantes

Evite que o briefing seja longo e cansativo, mas não esqueça de colocar todas as informações relevantes para o processo de criação, como o orçamento, o prazo, referências e indicações gráficas como cores e fontes.

Quer saber mais sobre o papel da agência de marketing nas estratégias de venda das empresas? Entre em contato e agende uma consultoria.

Ana Laura Oliveira

Ana Laura Oliveira

25 anos, formada em publicidade e propaganda pela PUC-PR e amante de marketing digital, redes sociais e redação.

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