Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma boa estratégia de Marketing vai muito além de determinar qual é o público-alvo da marca. Saber quais são as personas garante campanhas mais direcionadas, além de gerar um maior entendimento sobre os gostos e preferências do cliente.

Buyer Persona, ou apenas persona, é um conceito que se popularizou com o Inbound Marketing e se tornou fundamental para o desenho da estratégia de Marketing de uma marca.

De modo geral, a persona é um personagem fictício criado com base no perfil de um cliente ideal da empresa, que ajudará na compreensão de quem é essa pessoa, quais são suas preferências, sua forma de se comunicar e do que ele precisa.

Assim, delimitar a persona significa direcionar suas campanhas ao seu comprador ideal, ou seja, aquela pessoa que tem o maior potencial de comprar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. No meio digital, isso significa que apenas as pessoas com o perfil descrito pela Persona serão atingidas por uma determinada campanha, o que aumenta a efetividade do anúncio.

Entretanto, a persona pode ser facilmente confundida com o conceito de público-alvo. Apesar de ambas as ideias serem importantes para uma estratégia de Marketing e por andarem lado a lado, são conceitos completamente diferentes entre si.

Diferentemente da persona, o público-alvo é mais abrangente, envolve questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais de um determinado público. Ou seja, o público-alvo engloba, de forma geral, o gênero, idade, classe social, domicílio, estado civil, entre outros.

A persona é criada, portanto, a partir da delimitação do público-alvo, pois é do conceito geral que se chega ao perfil específico do consumidor. Ou seja, não se cria a persona por meio de palpites ou suposições, mas sim são aplicadas as características do público-alvo em uma personalidade única que transmite, além das características demográficas, os aspectos emocionais e comportamentais de uma pessoa.

Persona e público-alvo

Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio 2

Como criar uma Persona

Para criar a persona de forma completa e que sirva como norte para montar as estratégias de Marketing de uma empresa, existem algumas características indispensáveis para entender o perfil do consumidor ideal e qual será a melhor abordagem para convencê-lo da compra do produto ou serviço.

Comece pelo nome da sua persona e defina os dados demográficos, como idade, gênero, estado civil, profissão.

Defina quais são suas metas e valores, ou seja, quais são os objetivos de vida dessa pessoa e os valores que ela segue para atingi-los. Entenda os desafios e necessidades que a persona enfrenta no dia-a-dia, bem como seus hábitos de compra e objeções, e que poderão despertar seu interesse no que a empresa oferece.

Entenda sua presença online: quais são os sites que essa pessoa visita, quais redes sociais ela é ativa, quais são seus principais canais de informação, etc.

Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio 3

A Persona e sua jornada de compra

Após entender quem é a persona, quais são seus hábitos e necessidades, é importante também entender a sua jornada de compra, ou seja, todo o caminho que a uma pessoa percorre até tomar a decisão da compra.

Essa parte é igualmente essencial, visto que é com a jornada de compra definida que podemos entender quais são as etapas cruciais para a decisão de compra do cliente e marcar presença em todas elas.

Acompanhar esse processo e, de alguma forma resolver os problemas da persona dentro dele, é uma forma extremamente eficaz de transformar o potencial cliente em oportunidade.

Essa estratégia demanda investimento e um bom conteúdo, para que possa trazer resultados que possa compensar esse investimento em leads mais maduros e, consequentemente, transformá-los em vendas.

No Inbound Marketing o intuito dessa estratégia de relacionamento é levar alguém do início da jornada de compra até a última etapa, ou seja, do topo ao fundo do funil, e está atrelado à geração de demanda, que não significa apenas atrair leads, mas também acompanhá-lo ao longo do funil de vendas.

Assim, é de extrema importância definir a persona e entender sua jornada de compra no Inbound Marketing, pois interfere diretamente no resultados das suas campanhas e, consequentemente, vendas.

Confira mais sobre o assunto, diretamente com o nosso CEO:

Gostou do conteúdo? Quer aplicá-lo na prática nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa? Solicite uma proposta!

Ana Laura Oliveira

Ana Laura Oliveira

25 anos, formada em publicidade e propaganda pela PUC-PR e amante de marketing digital, redes sociais e redação.

Compartilhe ⤵

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso

Fechar Menu

Solicite uma Proposta Comercial

Seja nosso parceiro, nós vamos entrar em contato
com a sua empresa para agendar uma call