O que é engajamento e por que ele é tão importante?

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O que é engajamento e por que ele é tão importante?
O que é engajamento e por que ele é tão importante?

Entenda o que é engajamento e como conseguir que seus seguidores criem um relacionamento com a sua marca

Você já ouviu falar em engajamento? Atualmente, essa palavra tem sido muito usada, seja no ambiente de trabalho ou nas redes sociais, todos querem que as pessoas estejam engajadas. 

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou bastante, estão cada vez mais empoderados e decididos. A tradicional relação de compra e venda já não cabe mais ao novo consumidor. É necessário um relacionamento. E é daí que surge a necessidade do engajamento. 

O que é engajamento

Mas o que é engajamento? É o nível de envolvimento que seus seguidores possuem com o seu negócio. Curtidas, comentários, compartilhamentos, acesso ao perfil e links, todos são medidores que as plataformas digitais utilizam para medir o nível de engajamento.

Essa métrica tão importante mostra o tanto de confiança, credibilidade, autoridade e influência que a sua marca possui perante seus seguidores. E um relacionamento é a chave para ter um público engajado. 

Para alcançar um bom engajamento é preciso que você se comunique efetivamente com a sua audiência. Por isso é muito importante o desenvolvimento da buyer persona. Não tem como criar um relacionamento com alguém que você não conhece, certo? Conhecendo seu público, a comunicação fica mais fácil. 

Leia mais: Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio

Por que ele é importante 

O nível de envolvimento entre a sua marca e os seus seguidores é importante, primeiramente, para saber se as suas estratégias de marketing digital estão funcionando. Um bom engajamento quer dizer que a mensagem está sendo comunicada de forma efetiva, suas linguagens verbal e visual estão de acordo com o desejo de seu público e que, provavelmente, as dores estão sendo solucionadas pelo seu produto ou serviço. 

Além disso, a satisfação do seu cliente permite que ele volte mais vezes e compre mais daquilo que você tem a oferecer. Um cliente feliz contará a amigos e familiares sobre você, e seus clientes serão um grande canal de marketing para o seu negócio. Com planejamento, execução e gestão eficientes, o engajamento promove crescimento da marca e lealdade dos clientes. 

Como ter mais engajamento nas redes sociais 

Agora que o conceito de engajamento e sua importância estão claros, confira como conseguir que seus seguidores estejam engajados com a sua marca.

Canais de atendimento

Para um bom relacionamento com seus consumidores, é essencial oferecer uma boa experiência de ponta a ponta. Desde o início da sua jornada até o pós-venda, acompanhe o lead e garanta sua satisfação. Presença nas redes sociais e um atendimento diferenciado, mostrando a humanidade da sua marca fazem toda a diferença no processo de tomada de decisão.

Leia mais: Entenda o que é jornada de compra do consumidor e suas etapas

Ter vários canais de atendimento como telefone, e-mail e redes sociais permite que o usuário escolha a plataforma que mais lhe agrada e terá uma experiência mais satisfatória.

E-mail Marketing

Ao contrário do que muitos acreditam, o e-mail marketing ainda é uma estratégia com grande alcance e enorme retorno financeiro. 

Ao falar em engajamento, o e-mail marketing proporciona mais intimidade e proximidade. Você irá falar diretamente com o consumidor, chamando-o pelo nome e apresentando um conteúdo relevante a ele. Isso trará maiores chances de sucesso na abordagem.

Leia mais: E-mail Marketing funciona?

Conteúdo relevante 

Ao fazer a busca por um produto ou serviço, o usuário geralmente possui um problema que quer resolver. Ajude seu consumidor nessa tarefa. Disponibilize conteúdos relevantes que o ajudarão a sanar suas dúvidas e entender por que a sua oferta é a solução. 

Quanto mais conteúdo para ler, mais tempo a tela do consumidor ficará parada nas suas publicações. A maioria das mídias digitais entende que se a tela do celular ou computador está parada, o usuário está lendo aquele conteúdo e o marca como relevante, dando ao seu negócio a chance de aparecer mais para aquela e outras contas. 

O engajamento é essencial para o crescimento de uma marca. Quer saber mais como a agência de Marketing pode te ajudar a impulsionar suas vendas através do engajamento? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

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