Com o crescimento do consumo de conteúdo digital, tornou-se cada vez mais importante para as empresas desenvolverem estratégias eficazes de Marketing Digital. Duas estratégias que têm sido muito utilizadas nos últimos anos são o transmídia e o crossmedia. Embora ambos envolvam a criação de conteúdo para diferentes plataformas, existem diferenças importantes entre elas.
Apesar de serem termos não muito conhecidos, as práticas de transmídia e crossmedia são muito utilizadas, talvez você até já esteja implementando uma dessas estratégias sem saber.
Com a velocidade que o comportamento do consumidor se desenvolve e o número de informações que o atingem aumentam, é necessário ter uma estratégia que acompanhe isso e faça sua marca estar à vista. O principal objetivo das estratégias de crossmedia e transmídia é fazer com que a marca esteja presente no maior número de mídias possíveis e não saia da cabeça do usuário.
Confira abaixo o que cada uma das estratégias significa!
O que é crossmedia?
Apesar de o nome parecer um pouco estranho no início, essa estratégia é utilizada pela maioria dos negócios.
Crossmedia é o processo que distribui a mesma narrativa entre diferentes canais, adaptando-se às características e particularidades que cada um tem. É, em poucas palavras, o mesmo conteúdo em diferentes linguagens.
Por exemplo, uma empresa pode exibir uma propaganda do seu produto na televisão e colocar a mesma propaganda no YouTube. Ou fazer o mesmo post no Instagram e no Facebook. Isso é crossmedia, ou, em uma tradução livre, mídia cruzada.
Nessa estratégia, o objetivo é distribuir para conquistar. Os meios de comunicação, juntos, buscam alcançar o maior número de pessoas com o mesmo conteúdo.
Uma das maiores vantagens do crossmedia é que, por meio dele, o cliente tem a liberdade de escolher por onde quer consumir o conteúdo e fazer isso da forma que mais lhe agrada.
E transmídia?
A arte de contar uma história ao consumidor por diferentes canais, geralmente com foco em públicos diferentes.
Retomando o exemplo citado acima, é como se uma empresa que está veiculando a propaganda na televisão, também posta vídeos dos bastidores no Instagram, e depoimentos dos atores presentes no seu canal do YouTube.
Por meio da transmídia, se o consumidor acessar apenas um meio, terá acesso parcial às informações. Seu principal objetivo é que os meios fortaleçam uns aos outros e complementam suas mensagens.
A transmídia atende uma das principais características do consumidor atual: a busca por um relacionamento com a marca, por meio do storytelling. A estratégia permite que o usuário navegue entre diferentes canais de comunicação da empresa, aumentando a relevância desta.
O foco de um projeto de narrativa transmídia é colocar a audiência dentro do programa e do conteúdo por meio de diferentes pontos de entrada, criando uma experiência única.
Nuno Bernardo
Para que essas estratégias funcionem, é preciso se atentar à algumas práticas recomendadas:
- Usar uma voz consistente em todas as plataformas. Isso ajuda a criar uma sensação de unidade entre as diferentes peças de conteúdo e a aumentar o reconhecimento da marca.
- Usar diferentes formatos de conteúdo para atingir diferentes públicos. Por exemplo, um público mais jovem pode preferir vídeos curtos e divertidos, enquanto um público mais velho pode preferir artigos mais longos e detalhados.
- É importante que o conteúdo seja adaptado para cada plataforma. O que funciona bem em uma rede social pode não funcionar bem em outra. Portanto, é importante adaptar o conteúdo para cada plataforma e para cada público.
Sendo transmídia ou crossmedia, o maior desafio encontrado é a criação de um conteúdo realmente relevante para o consumidor, que estimulem interatividade, engajamento, alcance de marca, etc.
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