Conheça a arte de contar histórias e como ela pode te auxiliar a ficar mais próximas dos clientes.
Você usa storytelling para falar da sua marca?
A técnica do storytelling tem como objetivo principal humanizar e criar conexões emocionais com os clientes, ao invés de simplesmente vender. É abordar o conteúdo de uma perspectiva única: a da sua marca.
Isso faz com que os clientes se identifiquem com a sua empresa e se sintam mais próximas da marca.
Mas como contar uma história de forma a conquistar clientes e criar uma identidade com os consumidores?
Para te ajudar a criar um storytelling de marca incrível, preparamos 5 dicas que podem ajudar nesse processo.
Conheça seu público
Saber quais são as características do seu público é indispensável para conseguir elaborar histórias que eles queiram ouvir. Gênero, idade, comportamento e quais conteúdos eles já consomem são o norte para começar a desenvolver a narrativa perfeita.
Veja também: Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio
Pense na identificação
Sabendo qual é seu público, lembre-se também que histórias são sobre pessoas, não sobre marcas. Crie narrativas que as pessoas possam se identificar com o protagonista e criar conexão com a sua marca.
Seja verdadeiro
A história precisa transmitir os valores da marca, por isso seja franco e honesto sobre eles. Conte histórias reais e verdadeiras.
Mostre seu propósito
Sua história precisa chegar a algum lugar e compartilhar do mesmo propósito do cliente. Pratique a empatia: se coloque no lugar do consumidor, mostre seus valores e ações e consiga reter a atenção e despertar a confiança do seu público,
Veja também: Planejamento de Comunicação e o momento pós-crise
Não tenha medo de ser criativo
Parece óbvio, mas sempre tenha em mente as técnicas de escrita criativa para contar sua história. Planeje bem o contexto e o desfecho do que você quer contar. Onde ela se passa? Em que época? Qual é o protagonista?
Como seria a história da sua marca? Precisa de ajuda para criar essa linguagem? Solicite uma proposta e saiba como a agência de Marketing pode ajudar sua empresa a estar mais próxima dos clientes!