O que é remarketing e a importância que ele tem para o seu negócio.
Com certeza você já entrou em uma loja online, colocou vários itens no carrinho, depois deixou lá e um tempo depois, recebeu mensagens do aplicativo te lembrando da compra não finalizada. Você se sente perseguido por esses anúncios. Onde você entra, lá eles estão.
Isso se chama remarketing. Ele é o anúncio no Google, Facebook e outras plataformas para aqueles que já entraram em contato com a sua marca e já demonstraram interesse no seu negócio. Essas pessoas são identificadas pelos cookies do site, que coletam dados de navegação para direcionamento de publicidade online.
O que é remarketing
As chances de alguém fechar um negócio com sua empresa na primeira visita ao site são poucas. Dado fornecidos pelo Google Adwords garantem que 97% das compras online não acontecem no primeiro acesso ao site. Alguém que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço possui muito mais chances de fechar negócio com você. Você não aceitaria se casar com uma pessoa no mesmo dia em que a conheceu, certo? O mesmo acontece com o consumidor. Ao perceber a existência de um problema e considerar soluções, ele irá pesquisar vários até encontrar um que lhe agrade.
Essa é a hora de mostrar que você tem a solução ideal para o problema! O remarketing é aquele “empurrãozinho” que, muitas vezes, falta para o lead voltar ao seu site e finalmente realizar a compra.
Veja mais: Entenda o que é a jornada de compras do consumidor e suas etapas
Como ter sucesso com remarketing
O remarketing serve para ajudar o cliente a avançar no funil de vendas de forma mais rápida, mas precisa ser feito com planejamento para que traga resultados significativos. Confira a seguir algumas dicas de como usá-lo de forma
assertiva para que os leads voltem ao seu site e adquiram seu produto ou serviço.
Anuncie diferente
É ideal que sua empresa esteja sempre sendo vista pelo cliente em potencial, para que ele se lembre da sua marca e sempre considere a sua solução. Mas mostrar sempre o mesmo anúncio muitas vezes pode se tornar cansativo e causar uma reação negativa no consumidor.
Demonstrar a mesma oferta de formas diferentes é a chave. Assim, sempre que o lead ver seu produto, verá de novas formas.
É importante fazer o remarketing o mais rápido possível, porque a sua empresa ainda está fresca na memória do consumidor e há mais chances de fechar um negócio. Não espere muitos dias para fazer o remarketing, ele precisa ser feito no momento em que a sua proposta ainda está fresca na memória e é uma opção.
Use o público negativo
Para aumentar a eficiência do seu planejamento de remarketing, é muito importante saber em que estágio do funil de vendas ele se encontra. O público negativo é usado para tirar da lista de anúncios pessoas que já compraram um dos seus serviços ou produtos.
Ninguém quer ver um anúncio de algo que já comprou. E para não cometer esse erro, usa-se o público negativo para tirar aqueles que já fecharam um negócio.
Mesmo assim, não pare de fazer questão que a sua marca esteja sendo vista. Alguém que já conhece e já comprou é mais propenso a fazer umas segunda compra, do que alguém que está conhecendo e estudando possíveis soluções para um certo problema.
Agora, é a hora de mostrar o que mais sua empresa é capaz de oferecer. Novos anúncios com novas ofertas sempre trarão sua marca à memória do cliente, fidelizando-o, sem parecer inconveniente e repetitivo.
A utilização planejada do remarketing é capaz de aumentar a sua taxa de conversão, trazendo pessoas mais propensas a fecharem negócio para o seu site. Quer saber mais sobre o remarketing e outras estratégias de Marketing Digital para a sua empresa? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria.