Como adaptar o planejamento de comunicação da empresa para o momento pós crise?
Como vemos em todos os noticiários, a pandemia do novo coronavírus atingiu o Brasil em cheio e, conforme as recomendações das autoridades de saúde, o mais sensato a se fazer um momento como esse é o isolamento, a fim de evitar que os efeitos do Covid-19 sejam ainda mais avassaladores no país.
Com isso, empresas estão suspendendo suas atividades e, consequentemente, surge a insegurança sobre como ficará o financeiro do negócio durante esse período e por quanto tempo ele irá durar.
Veja também: Coronavírus e Marketing: quais os efeitos da pandemia na área de vendas e como lidar com eles
Mas não é momento para deixar o pânico tomar conta. Durante a “quarentena forçada”, você pode planejar com um pouco mais de calma as ações que serão realizadas daqui pra frente e, mais importante, quando tudo voltar ao normal.
Confira nossas dicas de como preparar sua empresa para o momento pós-coronavírus e como a agência de marketing pode auxiliar nesse processo.
O que é planejamento de comunicação
O plano de comunicação é um documento que descreve todas as ações de comunicação de uma empresa, criado de acordo com a situação atual do negócio e qual objetivo precisa ser alcançado naquele momento.
Pensando no cenário atual de pandemia, está à frente a empresa que coordena e planeja não só as ações durante a crise, mas também antecipa como vai voltar quando tudo passar.
Para isso, é preciso planejar e avaliar todos os cenários. Nada sai do papel sem que tenha sido validado dentro de um planejamento antes.
Saiba qual será seu plano de voo
Utilize o tempo de isolamento para atualizar os sistemas internos da empresa, treinar e especializar colaboradores e projetar novos produtos ou serviços ou aprimorar os que a empresa já oferece.
Se inspire em grandes empresas
A pandemia atingiu o Brasil no último mês. A China, por exemplo, lida com o vírus desde o começo do ano. Nesse momento de incertezas, é interessante se espelhar no que as grandes empresas gringas têm feito para lidar com a pandemia.
Veja também: Como posicionar a sua marca frente à concorrência
Prepare sua equipe de vendas
Quando tudo voltar ao normal, seus clientes irão retomar seus planos, e sua empresa deve estar preparada para acompanhar todas as demandas.
Invista no atendimento ao cliente e prepare seu estoque desde já.
Gostou do conteúdo? Quer aplicá-lo na prática nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa? Solicite uma proposta.