Omnichannel: o que é e quais são seus benefícios

Omnichannel: o que é e quais são seus benefícios
Omnichannel: o que é e quais são seus benefícios

O que é o omnichannel e por que você deve implantar essa estratégia

O consumidor atual, durante sua interação com uma marca, busca praticidade e rapidez. Uma experiência sem obstáculos e única. A estratégia omnichannel transforma o consumo em uma experiência satisfatória, garantindo que o cliente saia feliz com o seu atendimento.

Mas, o que é omnichannel? É a conexão entre os diferentes canais de comunicação, tanto on-line quanto offline, estreitando a relação entre eles. O omnichannel derruba as barreiras da internet e da loja física, trazendo muito mais agilidade ao processo de compra. 

É uma evolução da multicanalidade, na qual o seu negócio está presente em vários lugares, mas não há uma integração entre eles, o que acaba gerando uma competição entre seus atendimentos, ao invés de gerar conexão e harmonia. Por exemplo, uma marca omnichannel possibilita que haja trocas e devoluções de produtos que foram comprados por site ou aplicativo, nas lojas físicas.

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O omnichannel tem como objetivo proporcionar uma experiência ao consumidor que seja ao mesmo tempo rápida e inesquecível.

Por que investir na estratégia omnichannel?

Agora que você já sabe o que é o omnichannel, veja a seguir os porquês de se investir nessa estratégia e os benefícios que ela é capaz de trazer à sua marca. 

Atender ao consumidor 3.0

O consumidor atual é chamado de consumidor 3.0. Ele é essencialmente dinâmico, conectado e está presente em todos os lugares, sobretudo no meio digital. Preza pela agilidade e praticidade em todos os serviços que consome. Com o omnichannel, o consumidor fará a compra onde for mais conveniente para ele, e sua marca eliminará os obstáculos entre o meio on-line e offline.

Um estudo feito pela NewVoiceMedia apontou que 60% dos consumidores mudam o canal de atendimento durante o processo de compra. Por isso, é essencial que você ofereça essas mudanças sem grandes complicações.

Maior satisfação

O comprador omnichannel não preza só pela qualidade do produto que compra, mas sim por toda a experiência de compra. Quando ela é nivelada e consistente, ou seja, quando o consumidor encontra em todas as plataformas a mesma qualidade do serviço, a jornada torna-se mais prazerosa e simplificada. 

Um consumidor satisfeito é um ótimo canal de marketing. Na hora de indicar um produto a alguém, com certeza levará em conta toda a experiência. Seu negócio precisa ser reconhecido não apenas pela qualidade dos seus produtos, mas pela satisfação encontrada em cada cliente ao finalizar uma compra.

Disponível em todos os momentos

Uma plataforma que está aberta ao público em todos os momentos terá maiores chances de conversão. Um processo automatizado poderá responder as dúvidas do consumidor em uma tarde de domingo, e ele não terá que esperar até segunda de manhã para dar continuidade à sua jornada de compra. O omnichannel permite que haja relacionamento entre o lead e a marca em qualquer dia e qualquer horário.

Aumento nas vendas 

Ao proporcionar uma experiência satisfatória desde o início da jornada do consumidor, quando ele finalmente chegar ao último estágio e estiver pronto para fechar um negócio, já terá confiança na sua marca. Saberá da qualidade do seu atendimento, gerando mais credibilidade. 

De acordo com estudos feitos pelo IDC Retail Insights, compradores omnichannel, em geral, gastam de 15% a 30% a mais na sua loja. Ou seja, uma jornada simplificada e consistente resultará no aumento de suas vendas. 

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Tecnologia e marketing são aliados no sucesso de uma empresa. Apesar de não ser algo muito novo, o omnichannel pode ser o seu diferencial no mercado e te deixar na frente. Para saber mais sobre essa estratégia e como a Agência de Marketing pode te ajudar a implementá-la ao seu negócio, entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

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