Imagine um mundo onde as pessoas não são mais bombardeadas com anúncios e publicidades invasivas… Ao invés disso, elas buscam informações relevantes, inspiradoras, que agreguem valor à sua vida e suas decisões de compra.
Esse é o mundo do Marketing de Conteúdo, uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, valioso, educativo e envolvente para seu público- alvo.
Esse conteúdo irá agregar valor ao produto e levar os clientes a tomar a decisão de compra de forma natural e espontânea.
Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.
A ideia é informar as pessoas para que elas futuramente não só respeitem a sua marca, como a tenham como uma referência.
Essa tática de marketing envolve a criação de conteúdo online em diversos formatos, tais como:
- Vídeos
- Blogs
- Posts em redes sociais
- Imagens
- Podcasts
E muitos outros que surgem todos os dias!
Essa estratégia é uma maneira inovadora de conectar a empresa e seus produtos com clientes em potencial sem parecer exageradamente autopromocional.
Seu objetivo é atrair e engajar um público, colocando suas necessidades em primeiro lugar. Não é sobre o que a empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!
Mas afinal, quais os motivos que tornam o uso do Marketing de Conteúdo uma estratégia tão relevante para os negócios da sua empresa?
1. Aumentar sua visibilidade na internet.
O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade da empresa na internet, e tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Isso ocorre porque o conteúdo de qualidade atrai a atenção dos mecanismos de busca, como o Google, que são responsáveis por direcionar o tráfego para o seu site. Quando o seu site aparece nos resultados de pesquisa relevantes, as pessoas são mais propensas a clicar no seu link e visitar seu site.
2. Aumentar a interação com sua marca
O marketing de conteúdo ajuda a aumentar a sua presença nas redes sociais. Quando você cria um conteúdo útil e relevante em suas redes, e sua audiência compartilha esse conteúdo com seus seguidores, isso aumenta o engajamento, alcance e visibilidade da sua marca.
3. Nutrir sua base de Leads
Por maior que seja seu público-alvo e sua base de leads, nem todas as pessoas estão prontas para consumir seu produto ou serviço. Mas isso não quer dizer que elas nunca serão seus clientes.
O que falta nesses casos é informação valiosa e relevante para que esses potenciais clientes vejam o valor do seu produto e tomem a decisão de compra. O marketing de conteúdo pode prepará-los até a chegada desse momento ideal.
4. Ganhar confiança do público e adquirir propagadores de sua marca
À medida que a empresa cria conteúdo de qualidade, útil e valioso, ela pode ganhar a confiança do público, que passa a vê-la como uma autoridade no assunto e uma fonte confiável de informações.
Quando o público confia na empresa, é mais provável que ele recomende seus produtos e serviços para amigos e familiares e que propague sua marca para sua rede de contatos, uma vez que, satisfeitos com seus problemas solucionados, poderão compartilhar o conteúdo com pessoas que possuem as mesmas dores.
5. Melhorar a experiência do cliente e o pós-venda
Pode ser um FAQ, um tutorial, ou mesmo um fluxo de Email Marketing focado para o cliente. Ao fornecer um conteúdo personalizado e útil para o seu público, a empresa mostra que valoriza o relacionamento e está comprometida em fornecer suporte e assistência contínuos mesmo após a compra.
Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização do seu público.
Em Marketing de Conteúdo, a BGCOM é especialista.
Fale com nossa equipe e descubra como iremos ajudar a impulsionar o crescimento da sua empresa com nossos conteúdos personalizados.