Conheça os futuros impactos que a LGPD trará para as estratégias de marketing da sua empresa, tanto no meio on-line quanto off-line
A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, utilização e compartilhamento de dados pessoais fornecidos por meios on-line e off-line a uma empresa. Essa nova lei impõe medidas severas para segurança e proteção de dados pessoais. O descumprimento pode acarretar em multa de R$ 50 milhões ou 2% do faturamento anual da empresa.
Sancionada em agosto de 2018, a LGPD tinha previsão de entrar em vigor em agosto de 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a medida provisória 959/2020 define que a lei entrará em vigor em maio de 2021, se for aprovada pelo Congresso Nacional.
Mas como a LGPD impacta diretamente o seu negócio e sua estratégia de marketing? Confira abaixo mais sobre as funcionalidades dessa lei e o que mudará na prática.
Ressaltamos que o objetivo deste texto é meramente informativo. A Agência BGCOM é uma agência de Marketing Digital e não presta serviços de consultoria jurídica.
Funcionalidades da LGPD
Bases legais
Na nova lei, as bases legais são hipóteses previstas que autorizam o tratamento de dados pessoais. O usuário sempre precisará ter total controle sobre quais dados estão sendo coletados e como eles serão utilizados.
As bases legais essenciais para o marketing serão: consentimento explícito para finalidade de uso e o legítimo interesse do titular de dados para utilização de suas informações pessoais.
Quando a LGPD entrar em vigor, enviar e-mail marketing ou um SMS, por exemplo, aos seus clientes sem possuir uma base legal será considerado ilegal.
Consentimento retroativo
Essa funcionalidade trata-se de uma estratégia para recorrer à permissão dos leads já cadastrados e adequar a base. O consentimento retroativo permitirá que sua empresa continue mandando e-mail marketing de forma legal e impede que leads sejam removidos da sua base.
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Autorização para uso de cookies
Essa funcionalidade da LGPD já pode ser vista na maioria dos sites, mas com a nova lei em vigor, a autorização será obrigatória. Ao entrar em uma página da web, o usuário permitirá a utilização de cookies para autorizar o rastreamento do seu navegador.
Os impactos da LGPD no marketing da sua empresa
Apesar de a nova lei parecer muito restritiva, ela deve, sim, ser vista de forma positiva. A LGPD trará transparência e segurança entre a empresa e o lead. Isso levará o profissional de marketing mais estratégico a evoluir suas táticas e entregar mais valor ao seu potencial cliente, de uma forma muito mais personalizada e específica, sempre priorizando transparência e confiança.
Em um primeiro momento, pode parecer que a lei afetará o Inbound Marketing, estratégia em que o lead chega até a empresa de forma espontânea e natural. Mas, muito pelo contrário, a permissão explícita do titular de dados gerará a confiança necessária para nutrir um relacionamento com seu lead.
Marketing de Conteúdo
Quando a LGPD entrar em vigor, trará consigo a necessidade de uma relação mais ativa e natural entre empresas e clientes. É por isso que o Marketing de Conteúdo se tornará ainda mais importante.
A entrega de conteúdo relevante e original, acompanhada de experiências valiosas se tornará fundamental para o sucesso na geração de leads. Promovendo engajamento e tornando seus seguidores em consumidores ativos.
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Geração de leads
A geração de leads se tornará mais significativa, uma vez que apenas os reais interessados pelo seu produto ou serviço autorizarão o uso de seus dados pessoais.
Um cuidado muito importante que precisará ser tomado pelos profissionais de marketing em relação a LGPD é obter consentimento explícito, base legal mencionada anteriormente. Indicar especificamente ao usuário para que seus dados serão utilizados e cumprir com o que foi prometido.
Isso trará para a sua empresa uma base mais segmentada e atenderá mais especificamente os desejos de seus leads, com listas de e-mails precisas e atualizadas.
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