Desvendando o algoritmo do LinkedIn: como garantir um bom alcance na plataforma

Desvendando o algoritmo do LinkedIn: como garantir um bom alcance na plataforma
Desvendando o algoritmo do LinkedIn: como garantir um bom alcance na plataforma

Aprenda de uma vez por todas como funciona o algoritmo do LinkedIn e o que fazer para garantir um melhor alcance orgânico

O LinkedIn é uma rede social diferente das outras, enquanto redes como Instagram, Twitter e Facebook são utilizadas para entretenimento, ele é mais usado para fins profissionais. Entretanto, o algoritmo do LinkedIn é muito parecido com o de outras mídias. 

Veja também: Como vencer o algoritmo do Instagram e usá-lo a seu favor

Os algoritmos funcionam como uma forma de organizar o feed de notícias dos usuários, e com o LinkedIn não é diferente. Saber usar o algoritmo do LinkedIn a seu favor garantirá que suas publicações tenham um bom alcance e engajamento, e o reconhecimento da plataforma. Agora, vamos fazer um passeio pelo algoritmo do LinkedIn. Como ele funciona, afinal?

Desvendando o algoritmo do LinkedIn

Todos os conteúdos passam pelo filtro do algoritmo do LinkedIn. Esse filtro é responsável por identificar se o conteúdo não é spam e se é bom para ser divulgado. Mas, o que o algoritmo considera como spam? A solicitação de informações pessoais, dinheiro ou divulgação de links suspeitos são os exemplos mais comuns de conteúdos barrados pela plataforma.

O número de interações é outro fator que o algoritmo do LinkedIn usa para entregar um conteúdo a um número maior ou menor de usuários. Número de curtidas, comentários, compartilhamentos, todas são métricas utilizadas pelo algoritmo. Quanto mais interações em menos tempo a publicação conseguir, mais relevante ela será considerada dentro da plataforma. Então, para garantir bom engajamento, aposte em uma boa chamada para ação (CTA), que instigue seu público a realizar uma ação no momento que sua publicação for vista.

Veja também: O que é engajamento e por que ele é tão importante?

Porém, no algoritmo do LinkedIn há uma peculiaridade: a revisão humana. Alguns colaboradores da rede social são responsáveis por analisar algumas postagens, para decidir sua relevância e se devem continuar aparecendo no feed de notícias. As publicações com muitas interações são analisadas e possuem grandes chances de aparecer para novos usuários por muito mais tempo.

Como garantir bom alcance dos seus posts do LinkedIn

Afinal de contas, como você pode usar o algoritmo do LinkedIn a seu favor e garantir um maior alcance de suas publicações dentro da plataforma? Confira abaixo algumas ações que você pode tomar para ter mais visualizações e interações de forma orgânica. 

Um público engajado

Como o LinkedIn é uma plataforma profissional, conteúdos sobre o seu segmento podem ser de grande valor e têm mais chances de serem bem recebidos pelo público. Falando em público, outra dica é buscar conexões relevantes, com usuários que estão verdadeiramente interessados no seu nicho de mercado. 

Publicações

Periodicidade em suas publicações é muito bem visto pelo algoritmo do LinkedIn. A plataforma costuma dar prioridade àqueles que se mantém atualizadas e ativas. Mais conexões, seguidores do seu setor, participação em grupos e outras atividades no LinkedIn ajudam a aumentar o alcance do seu conteúdo. 

De acordo com pesquisa do Hubspot, divulgada pelo próprio LinkedIn, os melhores horários para postagens são entre terças e quintas-feiras, entre 17h e 18h. Entretanto, pode haver mudança nestes horários, dependendo do seu público. Por isso, é necessário conhecer os seus seguidores e saber quando estão mais ativos.

Principalmente para empresas do segmento B2B, o LinkedIn pode fazer a diferença na hora de planejar uma estratégia de marketing. Quer saber mais sobre como a BGCOM, Agência de Marketing Digital pode te ajudar a usar o algoritmo do LinkedIn a seu favor? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

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