Como vencer o algoritmo do Instagram e usá-lo a seu favor

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Como vencer o algoritmo do Instagram e usá-lo a seu favor
Como vencer o algoritmo do Instagram e usá-lo a seu favor

Descubra como funciona, como vencer o algoritmo do Instagram e alcance mais pessoas com seus conteúdos.

Descobrir como vencer o algoritmo do Instagram se tornou essencial nos últimos tempos para empresas e influenciadores digitais. Desde 2016, a plataforma utiliza um código que filtra a entrega dos posts, a fim de priorizar os conteúdos mais relevantes para cada usuário.

O Instagram preza por entregar uma experiência satisfatória a todos que usam a rede, mostrando o que ele considera essencial e relevante, e criando um feed personalizado. Por esse motivo, exigem a existência de algoritmos que permitam segmentar conteúdos e contas.

Junto com os códigos da plataforma, as estratégias de como vencer o algoritmo do Instagram está mudando ano após ano. Por isso, é preciso estar sempre atento às mudanças para otimizar as estratégias de atração do seu público alvo. 

Leia também: O que é engajamento e por que ele é tão importante?

Antes de descobrir como vencer o algoritmo do Instagram, você precisa saber como ele funciona na prática. Leia abaixo os pontos mais importantes. 

Como o algoritmo do Instagram funciona

Até 2016, o Instagram não possuía nenhum algoritmo. Seu único critério para entregar os posts era o tempo, e tudo de todas as contas que você seguia aparecia, não importando seu nível de engajamento com o usuário. Quando o dono do Facebook comprou o aplicativo, viu a necessidade de personalizar o feed de notícias de cada usuário.

Percebeu-se que os conteúdos que as pessoas mais se interessavam em consumir eram os de amigos, familiares e famosos. Desde então, o Instagram passou a utilizar 3 elementos para filtrar contas e conteúdos de aparecimento em outros feeds

Tempo

O tempo ainda é um critério que o Instagram utiliza em seus algoritmos, mas não é mais o único. Um dos segredos de como vencer o algoritmo do Instagram está nos primeiros minutos desde que seu post foi para o ar. Os posts que tem mais engajamento na primeiras horas conseguem se manter relevantes por mais tempo.

Taxa de engajamento 

Curtidas, comentários e salvamentos são métricas que o Instagram utiliza para determinar se seu conteúdo é ou não relevante. Quanto mais engajados seus seguidores forem, mais favorecida pelo algoritmo será a sua conta. 

Se o seu engajamento aumenta conforme seus seguidores aumentam, o Instagram entende que seus conteúdos são de qualidade e passa a entregá-lo para mais contas. 

Relação entre perfil e seguidores

Quão compatível você é com seus seguidores? Vocês consomem o mesmo conteúdo? Seus seguidores estão respondendo positivamente às suas publicações? Dependendo dessa resposta, o Instagram pode favorecer ou não o seu perfil. 

Um passo para vencer o algoritmo do Instagram é ter seguidores ativos, que consomem mais do seu conteúdo, até por outras contas. 

Como vencer o algoritmo do Instagram?

O resultado da busca incessante das marcas de vencer o algoritmo do Instagram, foi o despertar das marcas para a necessidade de criar uma estratégia de conteúdo. Um conteúdo consistente e relevante à sua persona gerará um engajamento muito maior e você conseguirá aparecer no topo do feed de notícias. 

Veja algumas dicas práticas de como vencer o algoritmo do Instagram. 

Nos stories

Os stories são responsáveis por grande parte do alcance nas redes sociais. Por isso, invista em fotos e vídeos curtos ao longo do dia. Mostre o dia a dia na sua empresa, os bastidores da produção e seus clientes. Se você dividir seu conteúdo, sempre terá algo novo para seus seguidores, aumentando assim a chance de aparecer em primeiro na lista de stories. 

Leia também: A importância dos vídeos nas redes sociais para o Marketing de Conteúdo

Incentive as interações. Adesivos como as enquetes, perguntas, quiz ou gifs engajam seus seguidores. E quanto mais engajamento, maior será o impulso do algoritmo a seu favor.

No feed

Para vencer o algoritmo do Instagram no feed, pense sempre em como pode iniciar uma conversa. Pergunte algo aos seus seguidores na descrição, incentive-os a marcar alguém nos comentários. Se o algoritmo entende que existe um relacionamento, ele vai destacar seu conteúdo.

As hashtags também têm um papel muito importante para o maior alcance das publicações. Hashtags otimizadas e que condizem com o seu conteúdo trarão mais pessoas à sua conta, gerando mais visualizações, métrica que o algoritmo também leva em consideração.

Ter um calendário de postagens também é uma forma de vencer o algoritmo do Instagram. A consistência fideliza a audiência de forma eficiente. Estude os horários e dias que o seu público está mais ativo na rede social e invista nesse horário para estar on-line e interagindo com eles.

Acima de tudo, invista tempo na plataforma e produza conteúdo de qualidade, que irá ser relevante e gerar interações entre sua marca e seus clientes. Realize sorteios, lives, seja um usuário interessante na plataforma. Quer saber mais sobre como criar uma estratégia de Marketing Digital que irá te ajudar a vencer o algoritmo do Instagram? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

Compartilhe ⤵

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário 💬

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso 🔥

Fechar Menu

Solicite uma Proposta Comercial

Seja nosso parceiro, nós vamos entrar em contato
com a sua empresa para agendar uma call