Entenda o que é briefing e como evitar erros comuns na elaboração desse documento
O briefing é um documento importantíssimo para alinhar as demandas da empresa e como elas serão passadas para o time de criação da agência. Esse documento destaca informações como objetivo, orçamento, prazo e público de um determinado projeto e serve como guia para a equipe de produção.
Montar um briefing de qualidade é o primeiro passo para garantir a entrega de um serviço de qualidade e que, principalmente, atenda às expectativas da empresa.
Um resultado certeiro e alinhado só é possível quando todas as ideias do cliente foram devidamente captadas.
Veja também: Persona: o que são buyer personas e qual sua importância para as estratégias de Marketing do seu negócio
Confira a seguir dicas de como montar um briefing junto com a agência de marketing e garantir um bom resultado no projeto.
Foque nos objetivos
Cada planejamento deve começar com o questionamento do que se quer atingir e onde se quer chegar. Por isso, o briefing deve conter uma breve descrição sobre os objetivos que se deseja alcançar com a estratégia, como por exemplo divulgar um produto, impulsionar vendas ou lançar a marca no mercado.
Seja breve e objetivo
Um briefing muito grande pode se tornar muito cansativo e incluir informações que não são relevantes para o projeto. Selecione as informações mais importantes para que o documento não fique disperso demais.
Veja também: O que é brainstorm e como usá-lo a favor da sua marca
Inclua informações relevantes
Evite que o briefing seja longo e cansativo, mas não esqueça de colocar todas as informações relevantes para o processo de criação, como o orçamento, o prazo, referências e indicações gráficas como cores e fontes.
Quer saber mais sobre o papel da agência de marketing nas estratégias de venda das empresas? Entre em contato e agende uma consultoria.