Descubra como funciona o algoritmo do Youtube e o que você pode fazer para aumentar suas visualizações
Saber como funciona o algoritmo do Youtube e aproveitá-lo está entre os principais desafios para as pessoas que buscam divulgar e expandir o seu negócio. Como outras plataformas, o Youtube utiliza linhas de código responsáveis pela verificação do conteúdo, otimização da plataforma e implementação de melhorias.
O objetivo do algoritmo é sempre entregar a todos os usuários uma experiência única e mostrar assuntos relacionados aos que eles já consomem, para aumentar o tempo de permanência dentro do aplicativo.
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Mas por que investir tempo e dinheiro no Youtube? O Youtube é o segundo site mais visitado do mundo e o segundo mecanismo de busca mais utilizado, ficando atrás somente do Google. A plataforma de vídeos surgiu em 2005 e atualmente conta com mais de 1,9 bilhão de usuários ativos. Ou seja, um terço da Internet está lá e sua empresa também precisa estar.
Agora que você já sabe a importância da rede social, entenda como funciona o algoritmo do Youtube!
Como funciona o algoritmo do Youtube
Obviamente, o YouTube não divulga os requisitos e regras do seu algoritmo, mas nos últimos anos, tem demonstrado muita transparência nesse quesito, e foi possível identificar alguns fatores que indicam como funciona o algoritmo do Youtube. Confira quais são:
Número de visualizações
O número de visualizações de um vídeo é uma das principais métricas de como funciona o algoritmo do Youtube. Quanto mais pessoas assistirem, gostarem, comentarem e compartilharem o seu conteúdo, mais relevância ele terá na plataforma.
Os vídeos com mais visualizações no Youtube dentro do país vão para a aba dos vídeos “em alta”. Nessa página, não importa qual o tipo de conteúdo que o usuário consome, os vídeos mostrados serão sempre os mesmos para todos que acessarem.
Tempo de visualização
Esse fator é diferente do número de visualizações. Ele leva em consideração o tempo que o usuário viu o seu vídeo. Se o vídeo é assistido até o final, o Youtube entende que esse é um conteúdo de qualidade e vale a pena ser mostrado a outros usuários.
Consistência
O algoritmo do Youtube tende a dar preferência aos canais que postam vídeos com frequência. Afinal, a última coisa que a plataforma quer, é divulgar canais que não contribuem para que os usuários passem mais tempo lá.
SEO otimizado
Assim como o Google, o Youtube é uma ferramenta de busca, que utiliza palavras-chave para ranqueamento dos vídeos. Mas, diferente do Google que interpreta seus textos, o algoritmo do Youtube não consegue interpretar seus vídeos, e trabalha essencialmente pelos caracteres.
Por isso, é necessário um profundo estudo de palavras-chave, e esta deve estar presente no nome do arquivo, no título do vídeo, na descrição, nas tags e em todos os lugares possíveis.
Saiba mais: SEO: o que é e como ele pode beneficiar o seu negócio?
Para maior relevância no seu canal
Depois de entender um pouco como funciona o algoritmo do Youtube, o próximo passo é usá-lo a seu favor e aumentar suas visualizações. Confira algumas dicas agora de como aumentar a relevância do seu canal perante a plataforma!
Fique atento à duração do vídeo
Não há uma regra para o tempo ideal de vídeo. Isso depende do seu conteúdo e de quanto tempo você demora para levar a mensagem de forma efetiva. Entretanto, você deve se atentar e ter a certeza que seu conteúdo é relevante do início ao fim, que não há muitos assuntos paralelos ou qualquer coisa que pode tirar a atenção do usuário.
Por isso uma boa edição é essencial. Para manter o telespectador preso e interessado no vídeo.
Seja fiel ao que você promete
O algoritmo do YouTube penaliza os canais que utilizam o clickbait. Ou seja, vídeos que prometem uma coisa na sua thumbnail e título, mas que não entregam o que prometeram.
Mas como o algoritmo sabe se seu vídeo contém ou não um clickbait? Pelo número de dislikes, comentários e tempo de visualização, anteriormente mencionado e uma métrica importante para saber como o algoritmo do Youtube funciona.
Faça thumbnails criativas!
A thumbnail é a foto em miniatura que aparece para o usuário antes de acessar o vídeo. É como se fosse o cartão de visita do seu vídeo. Por isso, ela deve ter uma qualidade boa, com foto e frase que despertem a curiosidade.
Grande parte da comunicação humana é feita por expressões faciais. Então, aposte em usar seu próprio rosto na miniatura, com expressões bem marcantes e diferentes!
Estimule o compartilhamento
É claro que o principal estímulo para o compartilhamento é um conteúdo de qualidade, mas lembre sempre o seu público, ao final do vídeo, de deixar o like, comentar e compartilhar. Essas palavras podem desencadear uma vontade de realizar essas ações. Só tome cuidado e fique atento para não exagerar na insistência e ficar repetitivo.
Depois de entender como funciona o algoritmo do Youtube, está na hora de começar a usufruir de todos os benefícios e retornos que a plataforma é capaz de oferecer. A BGCOM, agência de Marketing Digital te ajuda a desenvolver conteúdos de qualidade para o Youtube e outras plataformas digitais, focando em resultados de vendas. Entre em contato e solicite uma consultoria!