Branding e Marketing: entenda as diferenças

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Branding e Marketing: entenda as diferenças
Branding e Marketing: entenda as diferenças

Marketing é a mensagem que você tenta transmitir. O branding da marca é sua identidade.

Há algum tempo atrás, o posicionamento de marca só entrava no mundo do marketing quando estudado nos 4 Ps (preço, praça, produto e promoção). Agora, esse conceito evoluiu e carrega consigo uma importância enorme em relação ao potencial de uma marca e como ela é vista pelos consumidores, trazendo mais valores e deixando de ser apenas um elemento.

Com a alta competitividade do mercado, o objetivo de qualquer marca é, primeiramente, conquistar o cliente, criar um relacionamento com ele e fidelizá-lo. Por causa da grande facilidade de se informar e ter acesso a uma quantidade enorme de produtos, se o consumidor não tiver ligação com nenhuma marca, ele pode simplesmente substituir sua preferência de compra com muita facilidade. 

Leia também: Entenda o que é jornada de compra do consumidor e suas etapas

Qual é o papel do branding?

A partir disso, o branding atua como a alma do negócio, ou seja, trata-se de uma estratégia de atração de vendas que cria uma essência, uma personalidade para a marca, fazendo com que ela possa ser rapidamente reconhecida pelos consumidores e tenha seu lugar de destaque quanto aos concorrentes.

Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, representam a decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.

Seth Godin

Leia também: Entenda as etapas do Inbound Marketing

O branding, então, age para criar uma imagem que fica na cabeça dos consumidores, atraindo clientes que se identificam com ela.

Assim, branding é a própria cultura, a mensagem que permeia e governa todo o processo de um negócio. Ele vem antes do marketing, mas permanece mesmo depois que a venda tenha sido realizada.

E qual a finalidade do marketing?

Por sua vez, marketing é o conjunto de processos e ferramentas que promovem o seu negócio. Isso inclui SEO, mídias sociais, links patrocinados, buscas locais, métodos e ferramentas promocionais tradicionais.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta de vendas por meio da conscientização sobre o produto, conquista de novos clientes e alcance de metas importantes de vendas.

Marcas autênticas não surgem de campanhas de marketing ou agências de publicidade. Eles emanam de tudo o que a empresa faz.

Howard Schultz

Leia também: O que é brainstorm e como usá-lo a favor da sua marca

Quando você cria uma estratégia de branding, você está aumentando a credibilidade da empresa e criando valor para a marca. Quando você faz marketing, por outro lado, está gerando demanda e promovendo seus serviços e produtos.

Pode-se dizer, então, que o branding é o núcleo da estratégia de marketing de uma empresa. O branding é um esforço contínuo acerca dos valores e da personalidade da marca, que são expostos na criação de uma estratégia de marketing.

Assim, para vender, branding e marketing andam lado a lado: é a essência da marca levada em consideração na hora de anunciar o que ela oferece.

Quer saber mais sobre como a agência de Marketing pode te ajudar a criar o branding da sua empresa e aplicá-lo nas estratégias de marketing? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

Compartilhe ⤵

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário 💬

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso 🔥

Fechar Menu

Solicite uma Proposta Comercial

Seja nosso parceiro, nós vamos entrar em contato
com a sua empresa para agendar uma call