Coronavírus e Marketing: quais os efeitos da pandemia na área de vendas e como lidar com eles

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Coronavírus e Marketing: quais os efeitos da pandemia na área de vendas e como lidar com eles 1

Gestão de crise, posicionamento de marca e como lidar com o home office são dicas de ouro durante a situação crítica.

O Coronavírus já é considerado pandemia ao redor do mundo e, diante das informações sobre a Covid-19 e recentes recomendações de prevenção passadas pelas autoridades de saúde, já podemos prever uma desestabilização no planejamento anual das empresas.

É bem provável que seu negócio seja afetado direta ou indiretamente na medida em que o vírus se propaga no Brasil. Com isso, para que seja mais fácil lidar com essa situação, separamos alguns pontos importantes para as tomadas de decisão da sua empresa e como a agência de marketing pode auxiliar nesse processo.

  1. Gestão de crise
  2. Posicionamento da marca
  3. Home office

Gestão de crise

Estamos em meio a uma crise e precisamos saber como lidar com ela.

Quando falamos em vendas, é importante entender que não é hora de ganhar dinheiro, e sim de direcionar estratégias para diminuir eventuais prejuízos. 

Ao invés de pensar em atrair novos clientes, tenha como foco a retenção dos clientes atuais.

A definição de estratégias para gerir uma crise necessita de uma cooperação entre empresa e agência, de forma a alinhar qual será o melhor posicionamento da marca em época de dificuldades.

Veja também: Como posicionar a sua marca frente à concorrência

Posicionamento de marca

Por falar em posicionamento de marca, é importante definir qual será a forma que a empresa irá agir e como ela irá se comunicar com seus clientes sobre a atual situação.

Repensar a realização de eventos e ações já planejadas e se solidarizar com o cliente são boas atitudes.

É importante também tomar cuidado com as informações compartilhadas pela empresa: os dados são verídicos? Terá algum impacto direto na minha relação com o cliente? Se alguma dessas respostas for não, opte por manter o silêncio.

Home office

Por fim, caso a sua empresa opte por trabalhar de forma remota, é interessante passar algumas orientações para os colaboradores, de forma a manter o fluxo de trabalho organizado e produtivo.
Mantenha as reuniões com o time

Encoraje os colaboradores a manterem a rotina o mais próximo possível do que era trabalhando no escritório

Deixe a divisão de tarefas bem delimitada entre os colaboradores

Lembre-se que o home office é um aprendizado coletivo e, portanto, o trabalho em equipe é fundamental para que os processos da empresa se mantenham fluindo.

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Ana Laura Oliveira

Ana Laura Oliveira

25 anos, formada em publicidade e propaganda pela PUC-PR e amante de marketing digital, redes sociais e redação.

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